Controle de Qualidade na Multialloy
O Controle de Qualidade da Multialloy é responsável pela análise dos produtos, desde a matéria-prima em barras, chapas e tubos até o produto acabado conforme desenho.
A Multialloy destaca-se no segmento de ligas especiais pelo seu maior diferencial que é o amplo Know-How durante o processo de fabricação e os controles durante cada etapa da produção, que reduzem significativamente irregularidades e não conformidades.
Conheça as etapas do nosso Controle de qualidade
Sendo altamente capacitada para desenvolver as demandas do dia a dia, o Controle de Qualidade é setorizado entre inspeção e documentação. Além disso, dispõe de equipamentos precisos de medição, como: PMI, Tridimensional, Perfilômetro, Rugosímetro e o Projetor de Perfil que garantem o resultado e qualidade final do produto.
Na entrada da matéria-prima, suas características são analisadas junto ao pedido de compra baseado na necessidade do cliente. Durante o processo, há controles de ensaios nos quais são realizadas análises como: Análise Química, Tração, Dureza, Ultrassom e Líquido Penetrante e quando necessários outros ensaios, são realizados em laboratórios parceiros acreditados pelo INMETRO.
O Controle de Qualidade da Multialloy é realizado em três etapas:
Inspeção: Responsável por examinar, verificar, medir e testar um produto de acordo com os requisitos especificados, a fim de estabelecer se a conformidade é alcançada ou não. Dentro desta etapa é realizado o teste de rugosidade e dimensional.
Ensaios: Os ensaios são realizados conforme a necessidade das especificações dos materiais e dos clientes.
Documentação: Ao final do processo é gerado um Data Book contendo todas as informações técnicas, junto com certificados de qualidade.
Saiba mais sobre nossos equipamentos especializados em cada etapa do processo de Controle de Qualidade:
A Multialloy possui laboratório próprio para executar todos os procedimentos necessários que testem a qualidade dos nossos produtos, condição primordial para garantir que em cada etapa da produção os padrões exigidos por nossos clientes sejam atendidos do início ao fim
DURÔMETRO
A Dureza consiste em uma medida de resistência do material à uma deformação plástica (ou seja, permanente) e, localizada como uma pequena indentação ou um risco. Logo, quanto maior a dureza do material, maior será sua resistência a tal deformação localizada.
Utilizamos os métodos: Rockwell, Brinell e UCI.
DUREZA UCI
O medidor dureza método UCI (Ultrasonic Contact Impedance) é um medidor de dureza portátil que funciona por meio de ultrassom. O procedimento utilizado pelo medidor de dureza método UCI é capaz de determinar a dureza de materiais finos, de diferentes formatos, massas e superfícies tratadas termicamente, além de materiais de grande porte, peças forjadas e fundidas e granulação grosseira e principalmente em soldas. A tecnologia utilizada pelo medidor de dureza método UCI permite obter resultados nas mais variadas escalas, além de oferecer os registros simultâneos através de software, conciliando de modo eficiente à confiança nos resultados e portabilidade
TRIDIMENSIONAL
A medição tridimensional é um método de análise de dimensões de uma peça que informa com precisão os resultados. Esse processo de medição tão exato faz parte do sistema de metrologia e, por isso, tem espaço garantido em indústrias que utilizam peças com medidas extremamente precisas. O serviço de medição tridimensional pode dimensionar desde peças que têm configuração simples até as de geometria complexa, mantendo a qualidade e a confiabilidade na produção.
Utilizamos a máquina tridimensional para medição de coordenadas, formas, posição, altura, profundidade, furações e outros.
PROJETOR DE PERFIL
O projetor de perfil destina-se à verificação de peças pequenas, principalmente as de formato complexo, quando equipamentos convencionais como o paquímetro e o micrômetro não são eficientes. O objeto a ser medido é colocado sobre um anteparo de vidro e projetado em uma tela, podendo ser ampliado de 5 à 100 vezes, por meio de lentes intercambiáveis. Esta tela possui gravadas duas linhas perpendiculares, que podem ser utilizadas como referência nas medições.
TRAÇÃO
A curva tensão-deformação é uma descrição gráfica do comportamento de deformação de um material sob carga de tração uniaxial. A curva é obtida no chamado ensaio de tração.
O ensaio consiste em carregar um corpo de prova, submetendo-o a uma carga de tração que aumenta gradativamente. Os valores de carga e deslocamento são medidos continuamente ao longo do ensaio e traçada a curva de comportamento. As máquinas e equipamentos convencionais utilizados no ensaio de tração podem ser combinadas com equipamentos auxiliares que geram a curva de comportamento, tomando os valores de engenharia tanto para a tensão como para a deformação.
A Multialloy realiza o ensaio de Tração através de um corpo de prova usinado conforme norma e especificações dos clientes.
Este corpo de prova representa todo o lote que foi fabricado no mesmo tratamento térmico. Quando o ensaio é reprovado, todas as peças daquele lote devem ser submetidas a novo tratamento térmico e ensaio para comprovação da eficácia do mesmo.
ULTRASSOM
O ensaio por ultrassom caracteriza-se num método não destrutivo que tem por objetivo a detecção de defeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos.
Tais defeitos são caracterizados pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a ser examinada como por exemplo: bolhas de gás em fundidos, dupla laminação em laminados, micro trincas em forjados, trincas, juntas soldadas e muitos outros.
Portanto, o ensaio ultrassônico, assim como todo exame não destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilização de materiais ou peças de responsabilidades.
Vantagens em relação a outros ensaios:
- O método ultrassônico possui alta sensibilidade na detectabilidade de pequenas descontinuidades internas especialmente trincas, muitas vezes de difícil detecção por radiografia;
Para interpretação das indicações, dispensa processos intermediários, agilizando a inspeção; - Ao contrário dos ensaios por radiações penetrantes, o ensaio ultrassônico não requer planos especiais de segurança ou quaisquer acessórios para sua aplicação;
- A localização, avaliação do tamanho e interpretação das descontinuidades encontradas são fatores intrínsecos ao exame ultrassônico, enquanto que outros exames não definem tais fatores. Por exemplo, um defeito mostrado em um filme radiográfico define o tamanho, mas não sua profundidade e em muitos casos este é um fator importante para proceder um reparo.
- Em certas aplicações, o método por ultrassom pode ser mecanizado, o que garante a reprodutibilidade dos resultados do ensaio.
LÍQUIDO PENETRANTE
O Controle de Qualidade da Multialloy realiza o ensaio de (LP) para que detectar defeitos abertos na superfície. Esse procedimento é realizado através de cinco (5) etapas: limpeza, aplicação do penetrante, remoção do penetrante, aplicação do revelador e por fim inspeção da área de teste.
A importância de realizar esse procedimento na peça final é para garantir que seja entregue ao cliente conforme solicitado.
Finalidade do ensaio
O ensaio por líquidos penetrantes presta-se a detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfície, tais como trincas, poros, dobras, etc. Podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira. É muito usado em materiais não magnéticos como alumínio, magnésio, aços inoxidáveis austeníticos, ligas de titânio, e zircônio, além dos materiais magnéticos.
Princípios básicos
O método consiste em fazer penetrar na abertura da descontinuidade um líquido. Após a remoção do excesso de líquido da superfície, o líquido retido dentro da descontinuidade é absorvido através de um revelador.
Ensaio PMI
A inspeção por PMI (Positive material identification) trata-se de uma análise química quantitativa e qualitativa de materiais, realizado através da técnica de Espectrometria por fluorescência de Raios-X. A tecnologia da Fluorescência de Raios-X possibilita um ensaio não destrutivo rápido e preciso, sendo este um método que utiliza um equipamento portátil, ideal para aplicações em campo devido a facilidade de acesso para a verificação da composição de ligas metálicas em máquinas e equipamentos industriais já montados. Atualmente, o Ensaio PMI é um dos mais importantes exames não destrutivos aplicados na indústria, para a verificação da composição de ligas metálicas.
As amostras metálicas são analisadas rapidamente (5 à 20 segundos), em quaisquer formatos (chapas, tubos, flanges, soldas, cavacos , entre outros) e exigência de mínimas áreas do material para análise. As inspeções de PMI normalmente requerem uma pequena preparação do material, ou seja, é necessário apenas que o metal esteja aparente, sem contaminações, sujeiras ou camadas superficiais como tintas ou tratamentos de revestimento.