Os aços inoxidáveis dúplex foram desenvolvidos para atender as necessidades da indústria química e petroquímica, em obter um material mais resistente que os aços inoxidáveis comuns tanto aos meios corrosivos, como as altas temperaturas e pressões.
O primeira aço inoxidável duplex foi desenvolvido em 1927, e a partir de então, experimentaram um rápido crescimento em termos de produção e desenvolvimento de novas ligas serviço aplicações específicas. Esses aços contêm simultaneamente austenita e ferrita, normalmente dependendo do processo há proporções praticamente iguais das duas fases.
Vários documentos emitidos por companhias de óleo e gás (Total, Statoil, Concha, Aker…) sublinham o comportamento muito satisfatório dos superduplex que tem sido experimentados por mais de 25 anos em um grande conjunto de aplicações, ou seja, top side, tubulações submarinas, coletores (manifolds), aplicações em poços e umbilicais que é exatamente a aplicação das cunhas.
São consideradas economias de custo típicas de 20 à 40% quando inclui os custos de material além de soldas e revestimento resistentes a corrosão, quando compara-se com o uso de aço carbono, como é o caso dessa peça. O cliente gradativamente pela necessidade de aumentar a vida útil de seu equipamento migrou para o uso do aço superdúplex em substituição do aço carbono, o que conferiu maior durabilidade e confiabilidade para a aplicação final.