A importância da engenharia de materiais

DUTO DE CATÁLISE PARA PASSAGEM DE GÁS SUPERAQUECIDO EM AMBIENTE REDUTOR, FABRICADO EM LIGA NIQUEL-20CROMO-17TUNGSTÊNIO-5MOLIBDÊNIO.

Imagine a seguinte situação: ao lavar suas mãos na pia do seu banheiro, você percebe que o cano que leva água a pia está com um pequeno vazamento. Algo simples de ser resolvido, pois água limpa não é corrosivo e nem contaminante.

Agora imagine esta situação numa planta química, e ao invés de ser uma pia com vazamento, temos um reator carregado com uma solução ácida que sofre corrosão precocemente, causando sério impacto ambiental.

Nestas situações os custos de manutenção e com danos ambientais são altíssimos. Estima-se que nos EUA as perdas com corrosão estão entre U$8 bilhões e U$ 126 bilhões, acreditamos que uma estimativa mais realista seja de U$ 30 bilhões. Na indústria de óleo e gás, as perdas com corrosão são de aproximadamente U$ 2 bilhões.

Em situações de alta severidade, a engenharia de materiais é fundamental na definição do material de melhor solução e menor taxa de corrosão, amenizando os riscos operacionais.

A Multialloy possuí diversas soluções para ambientes oxidantes e redutores, com uma engenharia experiente e em parceria com o cliente, desenvolve soluções específicas com o melhor custo benefício.

Nossa gama de soluções passa pelos aços inoxidáveis austeníticos tradicionais, como o AISI 316L, passando elas ligas de níquel (Inconel® 625, 718, X750, etc…), ligas de cobalto,
chegando até as superligas, como o Alloy 20CB3, Monel® 400 e Hastelloy® C276. Materiais como o titânio e nióbio, também fazem parte do escopo de soluções da Multialloy.

A definição do uso de cada liga dependerá do fluido corrosivo e do tipo de aplicação, havendo situações em que à existência de uma dualidade tensão e corrosão que fragilizam o componente exigindo, assim, uma liga com alta ductilidade e resistência à corrosão; outrora, aplicações com temperatura e fluido corrosivo exigiriam outro tipo de material.
Para cada cenário é necessário um estudo detalhado para potencializar a durabilidade do equipamento e do processo do cliente, em todas as situações a Multialloy, com 30 anos de experiência, se faz presente como empresa de engenharia, fabricante de peças e equipamentos.

(IMAGEM – DUTO DE CATÁLISE PARA PASSAGEM DE GÁS SUPERAQUECIDO EM AMBIENTE REDUTOR, FABRICADO EM LIGA NIQUEL-20CROMO-17TUNGSTÊNIO-5MOLIBDÊNIO/ ALLOY 230. LIGA ESPECIAL COM EXCELENTE RESISTÊNCIA EM ALTAS TEMPERATURAS ( 1150° C), COM EXPOSIÇÕES PROLONGADAS EM AMBIENTES NITRETANTES.”.)